Afinal, o que é o luxo?

Como designer de joias para noivas e madrinhas de casamento, tenho tido a grata oportunidade de prestigiar casamentos incríveis, marcados pela sofisticação e bom gosto. Isso me faz refletir sobre o verdadeiro significado dessa palavrinha que é tão valorizada na história da humanidade: luxo!

Mas o que representa verdadeiramente o luxo? Se formos analisar a etimologia da palavra, teremos uma boa pista: luxo vem do latim, LUX, e significa luz! Ou seja, o luxo está ligado ao brilho, ao esplendoroso que reluz. Não é por acaso, portanto, que reis, rainhas e a nobreza em geral sempre buscaram o luxo como uma forma de distinção.

Felizmente, o luxo deixou de ser privativo dos soberanos e passou a ser um estilo de vida concedido a quem tem bom gosto, classe e refinamento, e não apenas aos nascidos com sangue azul. Pelo conceito mais comum, luxo é algo raro, exclusivo, de marca com prestígio e tradição, de alto valor e qualidade, um legítimo símbolo de status. No entanto, na concepção atual, o luxo também está ligado ao experiencial, sensitivo e ao bem-estar emocional.

lux 1

Segundo o especialista no mercado de luxo, Carlos Ferreirinha, um elemento importante na composição do luxo é o quanto ele é ou não acessível. “O acessível está cada vez mais fácil de ser consumido, assim como o que é inacessível, está mais difícil de ser conquistado. Isso alimenta ainda mais o motor do luxo, que é o desejo! Quanto mais inacessível estiver uma hospedagem no Ritz ou um colar cravejado de diamantes, mais pessoas os desejarão”, explica Ferreirinha.

Na minha opinião, luxo também é tudo o que mantém valores de tradição, história, artesania e excelência de detalhes. São os princípios que não abro mão no meu trabalho, pois são eles que tornam minhas peças únicas e exclusivas. São joias e acessórios especiais, feitos para mulheres que buscam brilho e exuberância, mas não abrem mão da alta qualidade. Tudo isso sustentado pelo sonho encantado e pelo desejo de viver uma experiência digna de rainha. Exatamente do jeito que as minhas rainhas merecem!!!

E para você, o que é o luxo?

MGA 9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *