Cravação de gemas: saiba mais sobre esse técnica

A arte da criação de joias é algo verdadeiramente fascinante. Poder transformar metais e gemas em peças sofisticadas, é simplesmente maravilhoso. Criar sob medida para as noivinhas então, posso garantir que é ainda mais especial. Afinal, as joias usadas no casamento ganham um valor sentimental inestimável. Elas carregam para sempre a história de amor do casal, e lá na frente, muitas vezes, passam de mãe para filha.

Eu e minha equipe fazemos sempre tudo com muito carinho, da concepção da peça ao polimento final. Nesse post, especialmente, gostaria de compartilhar com vocês o trabalho incrível dos cravadores que fazem das nossas joias peças únicas. Algumas tiaras que produzimos chegam a receber mais de 1.720 gemas cravejadas, de diversos tamanhos. O trabalho é artesanal e exige muitas e muitas horas de um minucioso trabalho altamente especializado, mas que vale muito a pena. O resultado sempre surpreende pela qualidade e perfeição. Para que você saiba mais sobre essa arte, explico aqui os principais tipos de cravação:

joalheria-para-noivas

Cravação com garras: a gema é presa á joia por meio de três, quatro, cinco ou até seis garras, dependendo da gema e do design da joia.

Cravação inglesa: prende a pedra á peça por um aro de metal que exerce pressão em toda a volta da gema.

Cravação Pavê: linda, esse tipo de cravação muito usada na alta joalheria, pavimenta as gemas no metal, dispostas bem justinhas, cobrindo toda a superfície desejada. As gemas são acomodadas em furos e presas à joia por pequenos grãos de metal, que são levantados usando-se o buril.

Cravação trilho ou carrê: as gemas são colocadas enfileiradas entre dois “trilhos” paralelos de metal, e fixadas entre o sulco feito nas laterais internas do metal e a borda superior do trilho.

No meu instagram você encontra alguns vídeos nos quais mostro um pouco mais dessa arte milenar. Siga o meu canal @malcade e descubra mais sobre o espetacular mundo das joias.

Te vejo lá!

Beijo, beijo!

Miguel Alcade

 

joias-para-noivas

 

joias-para-noivas

 

joias-para-noivas

joias-para-noivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *