fbpx

A coroa The Girls of Great Britain and Ireland

Meninas, sempre que penso numa tiara algumas imagens me vêm à cabeça e hoje vou falar de uma que tem sido uma grande inspiração para o meu trabalho: The Girls of Great Britain and Ireland. De nome, talvez você não se recordem, mas basta ver a imagem que logo vocês devem se lembrar bem dessa joia, que já foi usada por algumas das princesas e rainhas mais poderosas do mundo.

A coroa foi confeccionada em 1893 pela Garrad & Co, como presente de casamento para a Princesa Mary of Teck, futura Rainha Mary e avó paterna da Rainha Elizabeth II. A peça ganhou esse nome porque foi dada pelo comitê fundado por Lady Eve Greville para levantar fundos para ajudar garotas inglesas e irlandesas.

A joia é composta por diamantes redondos e em forma de losango. Originalmente a peça era arrematada com nove pérolas grandes e também podia ser usada como um colar. Mas a Rainha Mary era dessas que adoram interagir com as joias e tinha mania de customizar muitas delas. Em 1914, ela mandou seu joalheiro tirar as pérolas (que foi usada em uma outra coroa) e substituiu as gemas por diamantes (retirados da Surrey tiara). A base da peça também foi removida e transformada em outro adorno. Em 1947, Mary deu a coroa a sua neta, Elizabeth, como presente de casamento. É por isso a joia é chamada carinhosamente de “tiara da vovó”.

Além da joia, a rainha Elizabeth herdou da avó o gosto por reformar joias. Em 1969 ela alterou o design da coroa, colocando de volta a base de diamantes que da sustentação à peça. A peça ganhou uma certa altura, mas continuou leve, graciosa e bastante confortável de ser usada.

Por aí vocês observam como as mulheres, sejam elas rainhas de verdade ou não, não resistem ao poder de sedução das joias e acabam sendo co-autoras das suas peças favoritas. Isso porque elas são eternas e permitem serem atualizadas conforme os desejos, as lembranças ou as histórias de amor.

Beijo, beijo!

 

One Reply to “A coroa The Girls of Great Britain and Ireland”

  1. Parabéns, Miguel! Conheci teu site hoje! Muito original! Diferente a abordagem das joias: pelo lado humano e histórico! Além disso, os textos são muito bem escritos, agradáveis e sem nenhum errinho de português! E o fecho “beijos beijos” é muito legal!
    Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *