Escapulário, uma joia com significado profundo


Sempre costumo dizer que as joias são muito mais do que simples adornos. Além da beleza, esses objetos pelo qual somos apaixonados revelam detalhes da nossa personalidade e do nosso estilo pessoal. Desde a antiguidade a humanidade se veste de joias para expressar tudo aquilo que é importante para nós, sejam as paixões e também a nossa própria fé.

A religiosidade é um segmento que perdura na joalheria há séculos. Entre as peças de maior destaque nesse semento está o escapulário, peça que se mantem atual entre homens e mulheres. O cordão que traz em cada uma das pontas um símbolo cristão continua sendo um dos itens mais procurados entre as joias dessa temporada, tanto por mulheres quanto por mulheres que desejam uma peça ligada a espiritualidade. E não se trata de modismo, o escapulário está acima disso, pois é um elemento profundamente ligado a que religiosidade do povo brasileiro.

Para os religiosos, os escapulários significam a devoção à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Por isso, na versão original, destacam o Sagrado Coração de Jesus Cristo e a imagem de Nossa Senhora. Consiste em dois pedaços de pano marrom, unidos entre si por um cordão. Um pedaço de pano traz a estampa de Nossa Senhora do Carmo, e o outro a do Sagrado Coração de Jesus, ou o emblema da Ordem do Carmo. A palavra latina “scapulas” significa ombros, daí designar-se Escapulário este objeto de devoção colocado sobre os ombros.

O símbolo, para os religiosos carmelitas, representa a consagração religiosa na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Já para os leigos, o escapulário está ligado a devoção e ao afeto a Nossa Senhora. Em algumas comunidades, a peça também é chamada de “bentinho do Carmo”. Universalmente é utilizado como joia em lindos cordões de ouro ou prata, que hoje ganharam novos designs e até mesmo a representação de outros santos e símbolos.

Atendendo a muitos pedidos de amigos e clientes, eu criei uma linha de escapulários com design contemporâneo, com banho de ródio negro e branco. As peças destacam diversos símbolos religiosos, de crucifixos às imagens de santinhos, além de da mão Hamsá e da Estrela de Davi. Algumas opções são minimalistas, para quem deseja uma joia discreta, e outras vêm cravejadas de pedras, para aqueles que não abrem mão de um certo requinte.

Em tempos de renovação, nada melhor do que reafirmarmos a nossa fé no sagrado e entrar em equilíbrio para receber o Ano Novo. Quem gostou dessa proposta pode conferir todos os modelos no meu site: www.migualalcade.com.br

Beijo, beijo!

Miguel Alcade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *