Série diamante – capítulo 5
Outro critério importante de avaliação dos diamantes é a coloração que, por incrível que pareça, apresenta nuances que podem diferenciar muito uma gema da outra. E não estamos falando dos diamantes coloridos (que destacarei em outro capítulo), mas sim dos tons que podem eventualmente surgir nessa gema, popularmente famosa em sua versão incolor.
Após a lapidação, fator que expliquei no post anterior, a cor é o segundo critério de classificação dos diamantes e, de acordo com ela, quanto mais incolor, mais valioso será o diamante. Desse modo, a cor é avaliada com base na comparação com tonalidades já reconhecidas de acordo com um parâmetro internacional. Com a luz adequada e um conjunto de “gemas padrão”, os diamantes são então classificados pela cor através do método da comparação visual.
É claro que essa avaliação é feita por técnicos especializados e extremamente experientes de instituições renomadas. GIA (Gemological Institute of America – Instituto Gemológico da América), C.I.B.J.O. (Confédération Internationale de la Bijouterie, Joaillerie, Orfevrerie, des Diamants, Perles et Pierres – Confederação Internacional de Joalheria, Ourivesaria, Diamantes, Pérolas e Pedras) e Scan D.N. (Nomenclatura escandinava, que usa critérios de classificação de cor e pureza em conformidade com os padrões do GIA), são os mais conceituados.
Além da comparação, é possível determinar a cor do diamante também através o uso do colorímetro, instrumento já desenvolvido para essa finalidade. O problema é que se as proporções da gema analisada estiverem incorretas, ou o diamante for fluorescente ou de cor ligeiramente distinta, os resultados podem diferir daqueles conquistados pelo método visual, não sendo tão preciso.
A série utilizada para a comparação visual é a amarela, já que esse tom é o mais comum nos diamantes, por conta das impurezas de nitrogênio, que se ligam facilmente ao carbono durante a cristalização. Entretanto, sabemos que esse amarelo dos diamantes é algo extremamente sutil, por essa razão é necessária uma equipe extremamente capacitada para realizar a avaliação. Vale lembrar que é raríssimo encontrar um diamante sem nenhum traço de nitrogênio e, quando encontradas, são, certamente, os mais valiosos. Esses são os chamados “diamante de primeira água” ou “diamante branco azul”.
Beijo, beijo,
Miguel Alcade
por gentileza, sabe o nome da escala em que se coloca o diamante e vai se comparando para saber qual é a cor? onde posso comprar? grato pela atençao.
por gentileza, sabe o nome da escala em que se coloca o diamante e vai se comparando para saber qual é a cor? onde posso comprar? grato pela atençao.!
por gentileza, sabe o nome da escala que classifica os diamantes pela cor, por comparaçao, onde encontro para comprar? grato.
Diamante azul tenho 6 pedras médias azul bem Forte quanto Valéria o kilates esses meus pesada em balança deu 3.6 gramas uma
A outra 2.9 gramas
9.8 grama
5.4 grama
2.3 grama
37 .2 grama
ATENÇÃO: Temos visto que muitas pessoas tem PEDRAS, OURO E JOIAS e não sabem o seu tipo, valor e nem para quem vender os mesmos.
Assim, se precisar podemos te ajudar a IDENTIFICAR e também em VENDER o que possui pelo melhor valor.
Entre em Contato por e-mail: cristaisbrasileiros@gmail.com ou Whats: (054)99627-6129.
Marcos, a escala de cores utilizada em geral é a editada pelo GIA(você encontrará imagens no site), contudo, a forma mais segura de se determinar a cor de um diamante é por comparação com outra pedra de cor já identificada. Há no mercado um conjunto de zircônias cúbicas tratadas e marcadas de acordo com a classificação de cores de diamantes do GIA, o mais conhecido é da empresa Gemoro; com essa ferramenta você poderá comparar a aparência da sua pedra com as amostras do conjunto e encontrando uma igual, basta ver a marcação para classificar sua pedra. Observe que há outros fatores que influenciam na cor de um diamante, tais como matiz(cor presente no cristal), inclusões e qualidade da lapidação. Forte abraço! Pedra Natural.
Tenho uma pedra, ela é branca, muito dura e já tentei quebrar e não consegui, foi achada na roça, ela é branca e redonda, é muito pesada, bati com o martelo e não quebrei, ela não molha ou melhor a água não fica nela, já tentei furar com broca para concreto e nada, não sei que pedra é essa, passei uma lima de aço e nem arranha, nem a broca arranhou pois é muito dura, o que posso fazer para saber que pedra é essa?