A simbologia por trás das coroas

William Shakespeare já dizia que há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia. E eu, Miguel, pego carona nessa frase célebre para contar para vocês que, por trás das coroas que nós tanto amamos, há muito mais do que podemos sonhar!

Mais do que um objeto criado para enfatizar a beleza, a coroa é o símbolo máximo da autoridade e da soberania. Não é por acaso que esse objeto faz parte do traje dos reis e das rainhas. Desde os tempos pré-históricos essa peça tão especial é considerada um ornamento destinado exclusivamente às pessoas que exercem algum tipo de autoridade – tanto o poder institucional, como de amor sentimental. Afinal, o amor é a maior forma de poder que existe. E é justamente dessa simbologia que vem a ligação das noivas com as coroas, que também são um símbolo de amor ao outro.

A coroa representa essa liderança “amorosa”, no caso das noivas, e também imortalidade e humildade. Em função da sua base circular, caracteriza também a perfeição e a ligação com o divino. Ela une o que está abaixo dela (a pessoa) com o que está acima (o sagrado), sendo uma conexão entre o terreno e o celestial, o humano e o divino.

 

 

E sabem por que a coroa é usada na cabeça? Se trata de uma referência à ideia de elevação e iluminação, ou seja, a representação do poder e da luz. Por isso são comuns designs de coroas ornadas com pontas cravejadas com pedras preciosas, que na verdade simbolizam os raios de luz. Por ser colocada na cabeça, a coroa também indica superioridade e enaltece valores associados à racionalidade. E por incrível que pareça, ela também simboliza a humildade. Isso porque quando o corpo se curva, a cabeça e a coroa declinam, em sinal de reverência e amor a quem está a sua frente.

Outra representação da coroa que me deixa fascinado é o fato dela estar associada a uma promessa de imortalidade. E aqui, meninas, não se trata de viver para sempre, mas de  não permitir que a memória de tudo o que foi vivido diante desse objeto sagrado morra. Ou seja… É a forma mais linda e preciosa de fazer com que a essência do propósito do amor, consagrado no casamento, permaneça vivo para sempre! Tem coisa mais linda do que isso, meninas?!

Beijo, beijo!

Miguel Alcade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *