fbpx

Saiba mais sobre o Banho de Ródio  

O dourado, assim como o ouro amerelo, tem um glamour irresistível, mas eu confesso que também gosto muito de joias com ouro branco ou banho de ródio. Em algumas peças eu acho que o tom prateado fica bem mais harmônico e elegante.

Como muita gente me pergunta o que é esse “banho de ródio”, vale explicar do que se trata esse revestimento.  O ródio também faz parte do seleto o grupo de metais preciosos, assim como o ouro, prata e a platina. Em função da sua resistência e brilho, é muito utilizado na joalheria no acabamento de joias de prata e ouro branco.

A liga de ouro branco 18K é formada por 75% de ouro e 25% de outros metais brancos, como prata e paládio. Essa mistura gera um metal com um aspecto amarelo acinzentado. Para que ele ganhe um tom vivo e brilhante, com aspecto prateado, é preciso receber um banho de ródio.

Embora seja resistente a manchas e arranhões, o banho de ródio não é eterno. Pode durar muito tempo dependendo da qualidade do banho, da espessura da camada de ródio e dos cuidados no uso.  De modo geral, o banho começa a sofrer desgastes com um ano ou dois de uso, mas em joias usadas esporadicamente, pode levar até dez anos.

No caso das minhas peças, faço questão de confeccionar as joias com produtos da mais alta qualidade para que elas durem por toda uma vida. Afinal, minhas Rainhas merecem o que há de melhor. Em se tratando de brilho, quanto mais melhor!!!

Beijo, beijo!

Miguel Alcade

MGA 6

 

4 Replies to “Saiba mais sobre o Banho de Ródio  ”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *