Casamento indiano: uma luxuosa inspiração

Meninas, não me canso se aprender e de me surpreender aqui na Índia! Estou amando conhecer essa cultura oriental tão mística e diferente da nossa, mas que é cheia de belas e ricas tradições. Não é por acaso que nesse país as cerimônias de casamentos são sempre maravilhosas.  Quando se trata de celebrar o amor, os indianos organizam uma cerimônia alegre, repleta de cores, dança, música e muita, muita energia positiva para o casal. A festa dura vários dias, diferentemente da nossa festa ocidental. Imaginem, noivinhas, que incrível seria realizar um casamento como esse?

Aqui, a consagração da união conjugal é feita pelos mantras escritos em sânscrito, pronunciados por um sacerdote ou sacerdotisa. Essa bela imagem é ainda realizada na presença do fogo sagrado, o que deixa a cerimônia ainda mais mágica. Ao todo, são 16 passos na cerimônia e, por essa razão, ela leva vários dias. Nesses passos estão inclusos não só a participação dos noivos, como também dos pais dos noivos e dos irmãos, fazendo com que a presença da família seja muito mais efetiva na cerimônia indiana do que na ocidental. Mas o que me deixa realmente impressionado é o cuidado que eles têm com as noivinhas: sabe o famoso dia da noiva? Pois é, a preparação da noiva não ocorre em um dia, mas em uma semana, com direito a diversas cerimônias. Tratamento de rainha!

joias-de-ouro-indiana joias-indianas-de-ouro joias-indianas

Uma dessas cerimônias é aquela em que a noiva recebe a pintura de hena nos braços, nas mãos e nos pés. São belíssimos desenhos feitos pelas mulheres da família e tem a função de atrair boa sorte. Outro traço distinto é a vestimenta: enquanto aqui nos preparamos para receber uma noivinha em um lindo vestido branco, na cerimônia indiana os trajes da festa são sempre com muita cor, brilho e glamour. A ideia é sim utilizar roupas chamativas, com bordados, adornos e muitas joias!

Vale ressaltar que as joias são fundamentais para as noivas indianas e, sem elas, o traje ficaria certamente incompleto. Dessa forma, a noiva indiana deve ter o corpo praticamente coberto por joias, e essas peças devem ser escolhidas especialmente para complementar o vestido. Mais do que isso, as joias apresentam significados profundos e importantes para a vida da noivinha, ligando-se a ela a nível espiritual.

A Maangtika, acessório de cabeça preso por um gancho no cabelo, que deixa um pingente que cai no centro da testa, está relacionado ao chakra ajna, vinculado ao saber. Simboliza união espiritual, física e emocional do casal. Já o Nath, outra joia bastante conhecida da cultura indiana que consiste em um anel de nariz com uma longa corrente ligada ao cabelo. Vale lembrar que nem todas as noivas realmente furam o nariz, algumas utilizam piercings falsos, entretanto, o Nath está ligado a benefícios da acupuntura, de forma que se acredita que a noiva que tem o nariz furado do lado esquerdo terá um parto mais fácil. Mais do que deixar as noivas belas, as joias são imprescindíveis na cultura e tradição indianas. De fazer inveja, não é mesmo? Mas vocês podem sonhar e se inspirar nessa cultura milenar. Eu super indico!

 

Beijo, beijo,

Miguel Alcade

indias-joias-e-casamento

casamento-indiano-tradicao-e-joias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *