Casamento indiano no SBT

Realizar o sonho de uma noiva é minha alegria e missão de vida, seja na vida real… Ou na TV!!! Foi muito gratificante participar do programa “Fábrica de Casamentos”, o reality de casórios comandando por Chris Flores no SBT. Por um convite da produção, participei do sonho de Jambavati e Murari, casal que é adepto do movimento Hare Krishna e deseja se casar seguindo as tradições da cultura indiana.

É claro que foi um grande prazer ajudar esses noivinhos nessa empreitada. Quem me segue deve saber que no final do ano passado eu fiz uma imersão na Índia onde pude ter um contato estreito com as tradições milenares desse povo e entender um pouco mais sobre seus rituais de casamento.

Para os indianos, as joias são consideradas importantíssimas na celebração do matrimônio, tanto que, sem elas, o traje da noiva é considerado incompleto. Reza a tradição que a noivinha deve ter no corpo o máximo de joias que puder e as peças devem ser escolhidas especialmente para complementar o vestido. Isso porque as joias representam significados profundos e ligam a noivinha ao seu lado espiritual.

 

Uma das peças mais importantes é a Maangtika, acessório de cabeça preso por um gancho no cabelo, do qual um pingente desce até centro da testa, ativando o chakra ajna, vinculado ao saber. Simboliza união espiritual, física e emocional do casal. Já o Nath, outra joia bastante conhecida da cultura indiana, é um anel de nariz com uma longa corrente ligada ao cabelo. Vale lembrar que nem todas as noivas realmente furam o nariz, algumas utilizam piercings falsos, entretanto, o Nath está ligado a benefícios da acupuntura, de forma que se acredita que a noiva que tem o nariz furado do lado esquerdo terá um parto mais fácil.

Enfim, há muitas outras histórias que ligam às joias à cultura indiana, todas com uma simbologia que faz do casamento uma cerimônia belíssima e, sem dúvida, ainda mais especial. Para a noivinha Jambavati, eu ofereci peças que trouxe da Índia, cujo destaque foi justamente uma joia para adornar a testa. Foi lindo ver a alegria dessa noivinha e poder fazer parte desse sonho. Ao casal, os meus mais sinceros desejo de felicidade!!!

Beijo, beijo!

Miguel Alcade

 

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *