Coroa imperial da Rússia: luxo e poder

Coroa imperial da Rússia: luxo e poder

Meninas, quanto mais eu pesquiso a história da joalheria e das realezas, mais meu queixo despenca… Juro! E vejam que estou acostumado a lidar com peças luxuosas e não é mais qualquer quilate que me impressiona. Mas recentemente eu tomei conhecimento de uma verdadeira relíquia que tenho certeza vai impressionar todas vocês. No fundo, a minha vontade é dizer… Meninas, não se contentem com menos. Podem ousar bem mais, porque tem coisa muito luxuosa por ai… E faz bem! Tanto para a nossa vista como para o ego! Certeza!!!

A peça a qual me refiro é a Coroa Imperial da Rússia, uma das joias mais incríveis já criadas na joalheria. Seja por seu valor histórico como pelo belíssimo desenho, essa preciosidade é um sonho dos amantes de joias e representa um dos símbolos da coroação de muitos czares da monarquia Russa.

Durante 144 anos a coroa foi protagonista nas cerimonias de coroação dos czares. Esses eventos eram marcados pelo luxo e requinte próprio das dinastias daquele época. A peça representa a soberania e a glória, e a sua beleza excepcional a torna um objeto de desejo de todos os tempos.

 

Em termos de design, a coroa foi inspirada nos modelos bizantinos, com um anel inferior que toca a cabeça do portador. A coroa está dividida em duas esferas adornadas em pérolas, em representação do Império Romano. No centro da esfera se encontra uma folha de laurel coberta em diamantes, símbolo do poder dos governantes. Na joia também há lugar para a representação da fé Cristã, simbolizada por um epitélio vermelho de 398,72 quilates, com uma Cruz de 5 diamantes.

A parte interna da coroa imperial está coberta por veludo vermelho em alusão aos imperadores romanos. A joia pesa cerca de 4 quilos e ostenta 4936 diamantes, ok??? Por isso brilha mais do que tudo nessa vida! rsrsrs. Seu valor é tão alto, que a peça, depois da Revolução de Outubro foi utilizada como garantia de um empréstimo que a Irlanda fez a Rússia.

Hoje esse tesouro se encontra exposto no Kremlin, em Moscou… É logo ali do outro lado do mundo, mas eu já bem cogito dar uma passadinha por lá qualquer dia desses… Vamos???

Beijo, beijo!
Miguel Alcade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *