Pense numa criança feliz brincando num parque de diversão… Sou eu aqui em Jaipur, Capital do estado do Rajastão! Depois de um mergulho introspectivo em Varanasi, e de ter contato com a face mais espiritualizada da Índia, me joguei no lado material desse país, que respira ouro!!! rsrsrs. Por essa região, o nobre metal está por toda parte. Maior consumidor mundial de ouro, a Índia tem verdadeira adoração pelas joias. Em Jaipur isso fica ainda mais evidente, pois a cidade é um centro global de cortes de pedras preciosas e design de joias.
Aqui já se percebe um pouco mais de modernidade, se é que podemos usar essa palavra quando nos referimos à índia. Mas já há hotéis de bandeiras americanas e um certo avanço econômico, mas ainda assim, Jaipur é uma cidade com aquele típico caos de gente, pedintes nas ruas e muito tráfego. Há muitas joalherias nessa região, com marcas tradicionais tanto no atacado quanto no varejo, que apresenta peças luxuosíssimas. Tudo é muito fechado e cercado de mistério e, infelizmente, as joalherias não permitem que se fotografe as peças e não pude registrar para mostrar para vocês as peças maravilhosas que vi por aqui.
Algumas joalherias trabalham exclusivamente com peças para casamentos, tamanha é a importância das joias nesse evento que é profundamente reverenciado pelas famílias indianas. As noivinhas mais abastadas costumam usar grossos colares adornados com diamantes, rubis, pérolas, especialmente, além de muita esmaltação no ouro. O design é bem típico e muito rebuscado, cheio de detalhes e símbolos milenares que representam todo tipo de sorte para o casal. O que mais impressiona, além da quantidade de peças de ouro é a exuberância dos conjuntos, que são realmente de tirar o fôlego.
Uma peça que achei puro charme por aqui, e que lamento muito as brasileiras ainda não investirem, são as joias caem sobre a testa, chamada Tikka ou Maang Tikka. Esse adorno é usado pelas indianas festas importantes, como o casamento. Tanto a noivinha quanto as convidadas não dispensam essa joia, que agrega muito charme e um toque de mistério ao visual. O design da peça varia de acordo com a região, mas atualmente se usam por aqui modelos mais modernos e arrojados.
Como não pude fazer fotos das joias de ouro, mostro a vocês as joias da arquitetura de Jaipur. Conhecida como a cidade rosa, em 1876 o Marajá Sawai Ram Singh ordenou que toda a cidade fosse pintada dessa cor, por causa da visita do Príncipe Albert, do Reino Unido, império que colonizava o país. A moda pegou e até hoje Jaipur tem muitas construções nesse tom. O cartão-postal da cidade é o Hawa Mahal, nome que significa “Palácio dos Ventos”. Com quase 1000 janelas, a construção era parte do Palácio Real, outro importante ponto turístico da cidade. Outro palácio maravilhoso é o City Palace, um complexo de pátios, palácios e jardins foi construído sob ordens do marajá Jai Singh II. Dentro de suas instalações encontram-se algumas exibições com a história da monarquia local, tapeçarias de incrível beleza, carruagens, armas e vestimentas. O marajá e sua família mantiveram seu poder sob o domínio da coroa britânica. Um luxo de arquitetura, poder e joias raras.
Me aguardem, meninas, porque estou fervilhando de ideias com todas essas lindas inspirações que ando vendo por aqui!
Beijo, beijo!
Miguel Alcade