Como a graduação de cor afeta o valor do diamante

Todo diamante tem seu valor, mas é preciso reconhecer quais são aqueles que realmente valem quanto pesa! Afinal, estamos falando de uma gema que tem aceitação no mercado mundial e em qualquer parte do mundo é valorizada. Por isso é importante você saber exatamente o que está comprando para a joia que vai acompanhar o seu anel de noivado ou boda de casamento.

Para determinar a qualidade e o valor de um diamante, cada um dos “quatro Cs” – corte, cor, clareza e peso em quilates – é avaliado individualmente por um especialista em gemologia. Cada uma dessas características tem um impacto significativo na aparência geral da pedra.

Na joalheria, a cor é realmente usada para se referir à presença ou ausência de coloração na pedra. Exceto os fancy diamonds, que são coloridos, o diamante considerado mais próximo da perfeição é o incolor absolutamente puro. Esses, meus amores, são exemplares raríssimos e custam verdadeiras fortunas.

Para saber a cor exata do diamante, o mercado joalheiro utiliza a uma escala de graduação de cores do GIA (Gemological Institute of America). De acordo com a tabela:

D, E, F: indicam diamantes que parecem incolores a olho nu.

G, H, I: representa diamantes quase incolores, que parecem brancos a olho nu, mas incluem vestígios de tons amarelo quando são vistos ampliados.

J, K, L: Esses tipos podem parecer incolores para o consumidor, mas um joalheiro experiente é capaz de distinguir uma leve tonalidade amarela.

M, N, O: esses graus indicam uma tonalidade amarela clara, que geralmente pode ser detectada por olhos não treinados.

P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Z: esses graus são usados ​​para indicar pedras com uma tonalidade amarela mais escura.

Agora que você já sabe mais sobre gemas, que tal agendar uma visita no meu atelier para conferir ao vivo e em cores  os diamantes que farão parte da sua próxima joia. Te espero!

Beijo, beijo!

Miguel Alcade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *